Escrevo esta coluna em março, mês em que se comemora o dia internacional da mulher. Esse mês gostaria de referenciar uma mulher da atualidade que está fazendo diferença na vida de muitas outras mulheres, Sheryl Sandberg. Ela não ganhou nenhum Nobel, aliás ela é uma empresária, americana, diretora executiva do Facebook há quase 10 anos. Em seu primeiro livro, Faça Acontecer, apresenta inúmeras pesquisas comportamentais que nos fazem entender o abismo histórico que existe entre as perspectivas profissionais de mulheres e homens. Neste momento me permitam dirigir-me às dentistas que estão lendo esta coluna: quantas de nós nos sentimos culpadas por trabalhar tanto e deixar nossas casas? Quantas de nós já abrimos mão de projetos profissionais por não conseguir um acordo familiar que pudesse satisfazer a felicidade de todos? Ou quantas de nós lutamos todos os dias com a crença de que determinadas tarefas são tarefas masculinas? Nossa autonomia emocional e nosso grau de satisfação nas diferentes áreas de nossas vidas estão intimamente ligados. Com esse ponto de vista, diversos autores defendem que o melhor investimento familiar é a realização como indivíduo e, com isso, a autonomia emocional. Por isso minha admiração às mulheres deste século.
INTRODUÇÃO
Na coluna passada discutimos sobre as formas de preparos, as possibilidades de proteção de cúspide, os limites das restaurações cerâmicas parciais e os materiais cerâmicos utilizados. Nesta edição abordaremos as decisões 6 e 7 ainda sobre as restaurações cerâmicas posteriores.
DECISÕES
Quais sistemas adesivos utilizar em cada situação? Quando utilizar um cimento dual, fotopolimerizável ou autopolimerizável?
QUAL SISTEMA ADESIVO UTILIZAR PARA A TÉCNICA DE RESIN COATING PREVIAMENTE AO PREPAROPROTÉTICO?
Para entender as diferentes estratégias de adesão é preciso pensar na forma de condicionamento da dentina e do esmalte. Os sistemas adesivos podem ser de condicionamento total e autocondicionantes. Com a recente incorporação dos adesivos universais, temos três tipos principais de sistemas adesivos, com subdivisões. Para simplificar o entendimento, pode-se diferenciar as estratégias de adesão de acordo com o fluxograma a seguir.